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Licenciatura em Pedagogia




PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

O licenciado em Pedagogia desempenha múltiplas competências acerca da educação. Seu conhecimento teórico é a base para seu pensamento crítico-reflexivo, o qual sustenta sua intervenção problematizadora às práticas educacionais especializadas aos ambientes escolares ou não-escolares. Deste modo, o pedagogo não é apenas um alfabetizador, mas um proporcionador do desenvolvimento humano em todas as suas etapas.

INFORMAÇÕES

Categoria: Graduação
Habilitação: Licenciatura
Reconhecimento: Autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de Resolução nº 06/2017, de 20/06/2017 por meio da autonomia concedida pelo Decreto 083/99 de 11/2/1999 e PORTARIA SERES Nº 918, DE 15 DE AGOSTO DE 2017 que credencia o Centro Universitário Campos de Andrade a oferecer curso de graduação na modalidade EaD.
Regime Acadêmico: Modular
Carga Horária Total: 3.800 horas
Estágio: 400 horas – 150 horas em Educação Infantil; 150 horas em Anos Iniciais e 100 horas em Gestão Educacional.
Tempo de Integralização: 4 anos


MERCADO DE TRABALHO


Os pedagogos, em geral, trabalham com educação e aprendizagem, ou seja, trabalham com o magistério dos anos iniciais e com a administração escolar. Contudo, a profissão foi se modernizando e ultrapassou o âmbito escolar, sendo necessária em ONGs, museus, brinquedotecas, mídias educativas, pesquisa, produção de material pedagógico, políticas educacionais e qualquer outro espaço que tenha algum tipo de educação envolvida. Assim, os formados em Pedagogia encontraram outros campos de atividade, incluindo setores empresariais de Recursos Humanos. A atuação do Pedagogo envolve:

• Compreender de forma ampla e consistente o fenômeno e a prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;
• Compreender o processo de construção do conhecimento do indivíduo inserido em seu contexto social e cultural, em espaços escolares e não-escolares;
• Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento integral;
• Promover a aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis de escolarização e modalidades do processo educativo;
• Ensinar saberes para promover uma leitura interdisciplinar e crítica de mundo às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como àqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
• Formular e encaminhar soluções de problemas educacionais condizentes com a realidade sociocultural;
• Problematizar a realidade do fenômeno educativo, buscando refletir a relação teoria-prática que condiciona esse fenômeno;
• Identificar e valorizar as diferentes linguagens manifestas na sociedade contemporânea e de sua função na produção do conhecimento;
• Valorizar os diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;
• Apreender a dinâmica cultural e atuar produtivamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
• Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
• Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;
• Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados ao uso crítico das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
• Demonstrar ética e consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais e escolhas sexuais, entre outras;
• Participar da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas;
• Participar da elaboração do Projeto Pedagógico, sistematizando as atividades pedagógicas por categorias comuns (planejamento, organização, coordenação e avaliação) e por valores comuns (solidariedade, cooperação, responsabilidade social e compromisso);
• Identificar e propor respostas criativas aos problemas socioculturais e educacionais em áreas específicas de atuação, como educação especial, educação de jovens e adultos, educação indígena, educação ambiental e outras áreas emergentes do campo educacional.

Atuação


O profissional graduado em Pedagogia poderá atuar em:
• Consultoria e Assessoria Educacional para escolas, faculdades, cursos e etc.; • Gestão escolar, gerenciando recursos humanos, materiais e financeiros de escolas, faculdades e outros estabelecimentos de ensino;
• Coordenação Pedagógica, avaliando, orientando e acompanhando os professores e alunos na rotina escolar;
• Especial (educação de portadores de necessidades especiais);
• Edição e criação de materiais didáticos;
• Orientação vocacional;
• Formação de ensino à distância;
• Desenvolvimento de atividades educacionais em Organizações Não-governamentais para Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como alfabetização de jovens e adultos (EJA);
• Desenvolvimento de atividades educacionais e treinamentos para funcionários de empresas;
• Escola de Idiomas;
• Trabalho na área educacional de hospitais para crianças e jovens internados;
• Implantação de projetos educativos em museus e bibliotecas;
• Treinamentos na área educacional;
• Brinquedotecas e etc.

MATRIZ CURRICULAR




Alfabetização e Letramento
Atividades Complementares
Avaliação Educacional
Concepções Interdisciplinares
Currículo e Cultura Escolar
Didática e Concepções Pedagógicas
Diversidade e Educação
Estágio Supervisionado em Educação Infantil
Estágio Supervisionado em Gestão
Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Estatística
Filosofia da Educação
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Inclusiva
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Linguagens Artísticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Educação Física
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Matemática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências Naturais
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências Sociais
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino Médio e Profissionalizante
Gestão dos Processos Educacionais Não escolares
História da Educação
Introdução à Educação a Distância
Leitura e Produção de Texto
Libras
Organização do Trabalho Pedagógico
Políticas Públicas da Educação Básica
Práticas de Ensino I
Práticas de Ensino II
Práticas de Ensino III
Práticas de Ensino IV
Psicologia da Educação
Psicopedagogia
Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável