SMG - EAD
 
(41) 3219 - 4290
 

 

Tecnólogo em Marketing




PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

O Tecnólogo em Marketing é um profissional que analisa o mercado a fim de satisfazer o cliente, alcançando retorno para a empresa ou marca a quem responde. Assim, é um estimulador de vendas de produtos e serviços que fideliza o consumidor, um administrador de estratégias para conquistar o público, coletando e analisando dados sobre o perfil de compradores, um consultor de negócios engajado com as mídias sociais e as utilizando como ferramenta de promoção e publicidade. O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing estará apto a:

• Coordenar equipes de marketing;
• Assessorar dirigentes de marketing;
• Gerenciar produtos de marketing, serviços e marcas;
• Planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado;
• Avaliar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing;
• Identificar e analisar canais de distribuição;
• Planejar estratégias de comunicação com os consumidores;
• Supervisionar as atividades de marketing;
• Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação;

INFORMAÇÕES

Categoria: Graduação
Habilitação: Tecnólogo
Reconhecimento: Autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de Resolução nº 06/2017, de 20/06/2017 por meio da autonomia concedida pelo Decreto 083/99 de 11/2/1999 e PORTARIA SERES Nº 918, DE 15 DE AGOSTO DE 2017 que credencia o Centro Universitário Campos de Andrade a oferecer curso de graduação na modalidade EaD.
Regime Acadêmico: Modular
Carga Horária Total: 1.620 horas
Tempo de Integralização: 2 anos


MERCADO DE TRABALHO


O Tecnólogo em Marketing tem que estar alinhado com o público consumidor e com as estratégias empresariais atuais. Para tanto, precisa perceber as mudanças de comportamento que ocorrem em todos os segmentos empresariais, portanto, o mercado de trabalho se mostra amplo e, ao mesmo tempo, competitivo, uma vez que grandes empresas contratam tais profissionais para elaboração de projetos e fortalecimento de marcas a médio e longo prazo, enquanto médias e pequenas empresas usam do marketing para se lançarem no mercado. Contudo, o Tecnólogo em Marketing pode ser encontrado, ainda, em agências de publicidade e propaganda, empresas ligadas à área financeira e área educacional ampliando, cada vez mais, as possibilidades de crescimento.

Atuação


O profissional graduado em Marketing poderá atuar em:
• Marketing Empresarial: estimular a venda de produtos e serviços;
• Marketing Esportivo: atua para uma marca ou empresa, desempenhando atividades relacionadas a eventos, atletas, equipes, calendários esportivos etc.
• Marketing Político: trabalha com a imagem pública, seja na promoção de um candidato às eleições de um partido político, das ações e programas governamentais ou do próprio governo;
• Marketing Social: promoção de uma causa, ideia ou comportamento social a fim de conscientizar a população sobre uma causa importante, geralmente relacionada à saúde, fome, política, valores morais etc.
• Marketing Cultural: envolvimento das marcas com eventos culturais ou promoção da cultura;
• Marketing Digital: utiliza a internet e outros meios digitais para a promoção de serviços e produtos.

MATRIZ CURRICULAR




Administração de Produtos e Serviços
Administração Estratégica
Consultoria de Marketing
Contabilidade Básica
Direito Comercial
Estudos Culturais e Antropológicos
Fundamentos da Administração
Fundamentos de Marketing
Gestão de Custos
Imersão ao Mundo On-line
LIBRAS
Marketing de Serviços
Marketing Pessoal e Social
Marketing Público
Pesquisa de Marketing
Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável
Sistemas de Informação para Gestão
Temáticas Especiais de Varejo
Administração de Produtos e Serviços
Administração Estratégica
Consultoria de Marketing
Contabilidade Básica
Direito Comercial
Estudos Culturais e Antropológicos
Fundamentos da Administração
Fundamentos de Marketing
Gestão de Custos