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Licenciatura em Letras




PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

O Licenciado em Letras tem pleno domínio das linguagens interculturais, sendo um mediador do ensino-aprendizagem ativo, um facilitador das múltiplas interpretações do mundo, da cultura e das relações que permeiam as sociedades. É capaz de refletir sobre as variedades linguísticas e se utiliza das tecnologias como ferramenta de alcance para um aprendizado contínuo, autônomo, autodidata e aplicado às novas metodologias de ensino.

INFORMAÇÕES

Categoria: Graduação
Habilitação: Licenciatura
Reconhecimento: Autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de Resolução nº 06/2017, de 20/06/2017 por meio da autonomia concedida pelo Decreto 083/99 de 11/2/1999 e PORTARIA SERES Nº 918, DE 15 DE AGOSTO DE 2017 que credencia o Centro Universitário Campos de Andrade a oferecer curso de graduação na modalidade EaD.
Regime Acadêmico: Modular
Carga Horária Total: 3.800 horas
Estágio: 400 horas
Tempo de Integralização: 4 anos


MERCADO DE TRABALHO


O Licenciado em Letras, atualmente, encontra um mercado mais diversificado que a sala de aula. Sua formação o permite a elaboração de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Como possui profundo conhecimento gramatical em língua portuguesa, trabalhos de editoração e revisão textual abrem um leque de oportunidades ao profissional de letras, sendo, muitas vezes, procurado por editoras, agências de publicidade e propaganda, além de setores institucionais de ensino. A tradução é outro caminho que o profissional de letras pode seguir, as traduções juramentadas são muito procuradas para eventos ou pela necessidade de intérpretes. Portanto, o Licenciado em Letras consegue desempenhar múltiplas tarefas e se colocar em excelentes posições no mercado de trabalho. O egresso do Curso Superior Licenciatura em Letras estará apto a:

• Dominar o uso da língua portuguesa nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
• Refletir analítica e criticamente sobre a linguagem como fenômeno biológico, estético, psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
• Reconhecer os conceitos científicos relacionados à área de formação e de atuação;
• Reconhecer as correntes de estudo da linguagem e nelas localizar os pressupostos que fundamentam as propostas curriculares oficiais e seu próprio plano de trabalho;
• Refletir diante dos diversos usos da linguagem e de suas consequências sócio-político-educativas;
• Compreender a linguagem como fenômeno dado no tempo e no espaço, sujeito a variações;
• Compreender linguagem como forma de interação, submetida a determinantes diversos, como intencionalidade e funcionalidade;
• Entender a linguagem como fenômeno estético seja na arte literária, ou naqueles gêneros em que a intenção estética é fragrante;
• Reconhecer a linguagem como meio de granjear melhores condições socioeconômicas;
• Reconhecer a língua estrangeira como meio de ascensão social e profissional, assim como de dominação e exclusão;
• Compreender que a literatura é um fenômeno estético, e que sua inclusão no ensino básico tem como objetivo primordial a formação de leitores proficientes no reconhecimento e no julgamento das especificidades estéticas de cada obra;
• Conhecer a história da literatura brasileira;
• Conhecer as metodologias que norteiam o ensino de leitura e de produção de textos;
• Conhecer noções básicas acerca dos processos de cognição.

Atuação


O profissional do Letras poderá atuar principalmente em docência com a possibilidade de desenvolver outras atividades, como:
• Editoração;
• Tradução;
• Redação;
• Interpretação;
• Análise e revisão de textos;
• Assessorias culturais;
• Coordenação de curso e cargos de gerência em instituições de ensino;
• Professor de Língua Portuguesa em escolas públicas e privadas;
• Professor de Literatura em escolas públicas e privadas;
• Entre outras atividades ligadas à linguagem e literatura.

MATRIZ CURRICULAR




Análise do Discurso
Atividades Complementares
Avaliação da Aprendizagem
Didática
Diversidade e Educação
Docência na Contemporaneidade
Estagio Supervisionado I
Estagio Supervisionado II
Filosofia da Educação
Fonologia e Fonética
Gestão e Avaliação Educacional
História da Educação
Introdução à Educação a Distância
Leitura e Produção Textual
Língua Latina e Cultura Clássica
Linguística
Literatura Brasileira I
Literatura Brasileira II
Literatura Comparada
Literatura Portuguesa I
Literatura Portuguesa II
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas
Morfologia
Políticas e Organização da Educação Básica
Práticas de Ensino I
Práticas de Ensino II
Práticas de Ensino III
Práticas de Ensino IV
Psicologia da Educação
Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável
Semântica
Sintaxe
Tecnologias Digitais e Processos de Ensino e Aprendizagem
Temas Contemporâneos em Educação
Teoria da Literatura