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Licenciatura em História




PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

O egresso do Curso Superior de Licenciatura em História será um profissional que visa melhorias para a educação brasileira, proporcionando uma docência crítica, reflexiva e observadora acerca do contexto social, político e cultural no qual a sociedade se insere. O historiador também é preparado para desemprenhar atividades de arquivamento de documentos históricos e pode atuar diretamente ligado a setores do patrimônio histórico e cultural da humanidade. Deste modo, esse profissional se torna imprescindível para o mundo contemporâneo, sendo um transformador da realidade.

INFORMAÇÕES

Categoria: Graduação
Habilitação: Licenciatura
Reconhecimento: Autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de Resolução nº 06/2017, de 20/06/2017 por meio da autonomia concedida pelo Decreto 083/99 de 11/2/1999 e PORTARIA SERES Nº 918, DE 15 DE AGOSTO DE 2017 que credencia o Centro Universitário Campos de Andrade a oferecer curso de graduação na modalidade EaD.
Regime Acadêmico: Modular
Carga Horária Total: 3.700 horas
Estágio: 400 horas
Tempo de Integralização: 4 anos


MERCADO DE TRABALHO


O Licenciado em História pode atuar como docente no Ensino Fundamental e Médio, ingressar no mestrado e doutorado e chegar ao magistério do Ensino Superior. O historiador pode, ainda, estar presente em outros ambientes culturais que exigem sua presença, uma vez que sua formação apresenta parâmetros para exercer atividades educativas em museus, centros culturais ou, ainda, planejamentos turísticos e culturais, arquivamentos, obras de arte, entre outras atividades ligadas ao segmento. Poderá atuar:
• Autoria e Consultoria – Produzir e avaliar materiais didáticos para editoras ou instituições de ensino, bem como participar de produções cinematográficas histórias;
• Ensino – Lecionar todos os conteúdos competentes à grade curricular de História;
• Pesquisa – Levantamento de dados e pesquisa, a fim de produzir teses, livros e artigos;
• Documentação – O arquivamento de documentos históricos para o acervo de museus públicos e privados, e de centros de documentação, bem como a identificação de obras que farão parte de exposições
• Preservação – Atuar em órgãos de preservação do patrimônio arquitetônico e histórico.

MATRIZ CURRICULAR




Antropologia
Atividades Complementares
Concepções Interdisciplinares
Didática e Planejamento
Diversidade e Educação
Escola e Currículo
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental
Estágio Supervisionado no Ensino Médio
Filosofia da Educação
Gestão e Avaliação Educacional
História Antiga
História Contemporânea
História da África e da Cultura Afro-brasileira e Indígena
História da América – América Pré-colombiana e o Período Colonial
História da América Independente e Contemporânea
História da Educação
História do Brasil Colonial
História do Brasil Contemporâneo
História do Brasil Monárquico Independente
História Medieval
História Moderna
Introdução à Arqueologia
Introdução à Educação a Distância
Introdução ao Estudo da História
Libras
Memória e Patrimônio Histórico-Cultural
Metodologia do Ensino de História
Práticas de Ensino I
Práticas de Ensino II
Psicologia da Educação
Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável
Teorias da História e Historiografia