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Bacharelado em Administração




PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

-O Bacharel em Administração é o profissional responsável pela análise, planejamento, organização e desenvolvimento de estratégias de coordenação e controle dos negócios nas diferentes áreas organizacionais. Assim, o administrador exerce atividades voltadas à gestão, respeitando as questões sociais, ambientais e, sobretudo, éticas em todos os níveis hierárquicos das empresas..


INFORMAÇÕES

Categoria: Graduação
Habilitação: Bacharelado
Reconhecimento: Autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de Resolução nº 06/2017, de 20/06/2017 por meio da autonomia concedida pelo Decreto 083/99 de 11/2/1999 e PORTARIA SERES Nº 918, DE 15 DE AGOSTO DE 2017 que credencia o Centro Universitário Campos de Andrade a oferecer curso de graduação na modalidade EaD.
Regime Acadêmico: Modular
Carga Horária Total: 3.720 horas
Estágio: 300 horas
Tempo de Integralização: 4 anos


MERCADO DE TRABALHO


A versatilidade das atividades desempenhadas pelos administradores dão a estes profissionais um mercado de trabalho abrangente, porém, competitivo. As organizações exigem profissionais especializados para cada tipo de mercado e de negócios e os programas de treinee, por exemplo, são ótimas opções para quem está começando a carreira. O Bacharel em Administração, formado pela IES, estará apto a:

• Desempenhar funções de gestão nas diversas áreas da administração
• Elaborar projetos, relatórios e planos, tanto em contextos de atividades rotineiras como empreendedoras;
• Prestar de serviços de assessoria e consultoria;
• Exercer cargos de gestão e de direção superior;
• Elaborar estratégias políticas, programas e métodos de trabalho, planejando e utilizando com eficiência os recursos disponíveis;
• Planejar, implementar e controlar atividades no campo administrativo, orientado por resultados de produtividade, rentabilidade e qualidade, conforme planos e metas estabelecidos pela empresa;
• Elaborar de pesquisas, análises, estudos e interpretações na área empresarial;
• Analisar e implementar novos negócios.

Atuação


• Gestão empresarial: Administrar as funções interdepartamentais de uma organização, abrangendo a organização estratégica, financeira, material, e de recursos humanos. Administra os orçamentos, custos e projeções, se valendo da auditoria interna.
• Recursos humanos: Se o administrador for direcionado para o departamento de recursos humanos, pode funcionar gerindo o relacionamento da organização com os colaboradores e sindicatos, além de coordenar os processos de admissão, treinamento, benefícios, planos de carreira e gestão de conflitos, por exemplo.
• Departamento de compras: Administra fornecedores, controla orçamentos, pesquisa preços, negocia preços, define as compras de produtos e equipamentos diversos.
• Marketing, publicidade e vendas: Planejamento e gestão de ações variadas de marketing e publicidade. Pesquisa sobre as necessidades dos clientes, supervisão de equipe para vendas, definição de metas e estratégias de negociação com clientes.
• Departamento financeiro: Administração dos recebimentos e pagamentos, da quitação de impostos e do departamento de cobrança. Organiza e coordena os procedimentos financeiros, gerindo o patrimônio, análise de orçamentos, capital de giro e fluxo de caixa.
• Setor industrial: Responsável pelo controle de qualidade, controle de estoque, gestão das rotinas da linha de produção, administra o processo produtivo e a logística para distribuição do produto final.
• Setor Hoteleiro: Administração de hotéis, motéis, pousadas, parques temáticos e afins. Supervisiona o funcionamento de toda a logística do estabelecimento, incluindo os serviços, a manutenção, as reservas e a limpeza.
• Setor Hospitalar: Gestão dos processos administrativos de hospitais, prontos-socorros, empresas de convênio médico ou seguro-saúde, sendo o responsável por todos os procedimentos necessários para o funcionamento da organização.
• Terceiro Setor: Administrar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e suas aplicações em projetos ambientais, profissionalizantes, educacionais ou comunitários.
• Comércio Exterior: Administração de procedimentos relacionados a negociações diversas com empresas no exterior, como compra, venda, fusão e outros.

MATRIZ CURRICULAR



Administração de Marketing
Administração de Produtos e Serviços
Comportamento Organizacional
Contabilidade Avançada
Contabilidade Básica
Direito Comercial
Direito do Trabalho e Legislação Social
Empreendedorismo
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Estatística
Estudos Culturais e Antropológicos
Filosofia e Ética
Fundamentos da Economia
Fundamentos da Matemática
Gestão da Produção
Gestão de Custos
Gestão de Estoque e Compras
Gestão de Pessoas

Gestão de Políticas Públicas
Gestão de Projetos
Gestão Financeira
Imersão ao Mundo On-line
Leitura e Produção de Textos
Logística
Matemática Financeira
Negociação
Orçamento Empresarial
Pesquisa Operacional
Planejamento Estratégico
Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável
Sistemas de Informação para Gestão
Teoria Geral da Administração I
Teoria Geral da Administração II
Teorias e Técnicas de Grupo